Volteio

Volteio é uma modalidade equestre de técnica e equilíbrio. O esporte consiste no volteador fazer acrobacia sobre o lombo do cavalo enquanto ele é mantido no galope.

O objetivo do Volteio é o aprimoramento da harmonia, do sincronismo e da ressonância com o cavalo em movimento. Proporciona ao volteador uma oportunidade de maior conhecimento das qualidades deste animal; qualidades estas que beneficiam o desenvolvimento do ser humano no que diz respeito à integração entre cavalo e volteador, solidariedade e altruísmo, estabelecendo um laço de confiança entre o atleta e o animal.

O Volteio desenvolve o equilíbrio, a força muscular e o reflexo do atleta, e o domínio do corpo sobre o cavalo é uma arte ao alcance de crianças e adultos.

O manejo do cavalo, montar ou voltear, sempre teve na sua essência uma função educativa.

Já no ano de 400 a.C. encontramos, em Xenofontes, literatura sobre a arte de montar e que aponta um grande estímulo na disciplina deste esporte.

A apresentação, individual, dupla ou em equipe, é acompanhada de um ritmo musical, onde os volteadores executam diferentes figuras, enquanto o “longeur” – geralmente o treinador – conduz o animal na guia. O ´longeur´ permanece no centro da pista, enquanto conduz o animal em círculos de 15 metros de diâmetro.

O Brasil tem sido palco de competições nacionais e internacionais, sendo São Paulo responsável pela formação do maior número de atletas e promoção de provas.

O Brasil vem promovido anualmente um Concurso de Volteio Internacional (CVI) e participando de competições no exterior.