Nome:
novidades por e-mail
Rédeas

O que é Rédeas

O esporte nasceu de forma empírica nos ranchos norte-americanos. No processo de aperfeiçoamento se transformou em um conjunto de manobras que hoje definem a modalidade: Círculos, Spins, Troca de Mão, Esbarro, Recuos, Rollback, Rundowns e Pausa.

Em uma prova de Rédeas o cavaleiro cumpre um percurso pré-estabelecido. O cavalo deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência e é julgado nos seus movimentos, cumprimento do percurso e atitude. A nota vai de 0 a 100, com média baseada em 70.

Com o objetivo de fomentar Rédeas, criadores e adeptos do esporte instituíram em 1966, nos Estados Unidos, a National Reinning Horse Association (NRHA). Hoje, a modalidade Rédeas é praticada oficialmente em 11 países, entre eles EUA, Canadá, Austrália, França, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Brasil.

No Brasil o esporte foi introduzido na década de 80 pelos criadores do cavalo Quarto de Milha. Objetivando a promoção da modalidade e sua expansão para outras raças foi fundada em abril de 1989 a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR). Atualmente, Rédeas conta com centenas de adeptos no Quarto de Milha, Appaloosa, Paint Horse e Crioulo, movimenta arenas especialmente no Estado de São Paulo, e em raças como o QM existem linhagens específicas na seleção destes animais.

Adotando os regulamentos da NRHA, a ANCR promove anualmente quatro competições: ANCR Super Stakes, ANCR Derby, ANCR Potro do Futuro e ANCR Campeonato Nacional.

Apresentada nas Olimpíadas de Atlanta, EUA, em 1996, Rédeas é postulante aos Jogos. Em 2000, a modalidade passou a integrar os esportes regidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) - e consequentemente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) -, sendo a única modalidade “western” regida pelas entidades.

Em 2002, Rédeas estreou nos Jogos Equestres Mundiais (WEG) em Jerez de La Frontera, na Espanha.