Enduro

Uma nova conquista do Puro Sangue Lusitano

Modalidade hípica que mais coloca o homem em franco contato com a natureza, o Enduro Eqüestre tem adeptos apaixonados em quase todo o mundo. Surgiu como esporte nos Estados Unidos, na tentativa de copiar o Pony Express, histórico serviço de correio a cavalo que fazia o assombroso percurso de St. Joseph, no Missouri, até Sacramento, na Califórnia. Mas o Enduro surgiu no moldes que conhecemos hoje em 1955, com a realização da Tevis Cup, primeiro concurso organizado da modalidade, criado nos Estados Unidos por Wendell Robie.

Com a adoção do conceito “terminar a prova é vencer”, muitos conjuntos foram atraídos para a prática deste esporte que tem como objetivo principal fazer cavalo e cavaleiro percorrerem uma trilha com barreiras naturais. Vence o conjunto que chegar ao final no menor tempo, ou no tempo mais próximo do ideal, dependendo do regulamento. Preocupados com a saúde do animal, a organização da prova disponibiliza postos de checagem veterinária espalhados pelo percurso para examinar todas as condições do cavalo. Existem provas de Enduro que variam de 20km ― na categoria Velocidade Controlada (regularidade) ― até 160km ― na Velocidade Livre. Portanto, o cuidado com a manutenção da saúde do animal é ainda mais importante.

No Brasil, desde 1989, a modalidade possui um calendário bastante movimentado e organizado. Mas, na verdade, a relação do brasileiro com longas cavalgadas é bem antiga, já que os tropeiros atravessavam a cavalo grandes distâncias Brasil afora, integrando nosso país, no século XVII.

E essa vocação para grandes distâncias, com alto desempenho, está presente no Puro Sangue Lusitano. Apesar de ainda pouco utilizado na modalidade, o PSL reúne todas as características para a prática de Enduro Eqüestre com alto nível de competitividade. Com andamentos suaves e rusticidade de sobra, a raça consegue agradar ao mais exigente endurista, demonstrando toda sua categoria e versatilidade.

Animais como Quixote do Páteo, Ufólogo Interagro e Quiboa dos Reis já conquistaram títulos e boas colocações em campeonatos nacionais, resultados que comprovam a utilização bem-sucedida do Cavalo Lusitano em provas de Enduro.