Equitação de Trabalho

Esporte introduzido no Brasil pelo Puro Sangue Lusitano, a Equitação de Trabalho é dividida em quatro diferentes fases: Ensino, Maneabilidade, Velocidade e a prova da Vaca, esta, feita em equipe. (foto: Ney Messi/Divulgação)

Vencer os obstáculos do percurso com eficiência e segurança. Este é o conceito resumido deste esporte. Exige agilidade, entrosamento, equilíbrio entre cavaleiro e cavalo. É uma modalidade para todas as raças, e praticada por homens e mulheres sem distinção de idade.

Invenção de italianos e franceses, o esporte tem como finalidade demonstrar o trabalho diário de campo, num simulacro de obstáculos e situações reais. A modalidade reúne, numa única competição, cavaleiros e amazonas montando cavalos de diversas raças. Introduzido no Brasil no ano 2000 pelos criadores do Puro Sangue Lusitano, a Equitação de Trabalho já é praticada por outras raças, entre elas o Crioulo e Quarto de Milha.

Origem

A Equitação de Trabalho nasceu de pequenas competições regionais da França e Itália, e logo se expandiu para outros países europeus, conquistando em especial Portugal e Espanha. Juntos, estes países desenvolveram um regulamento em comum com o objetivo de unificar os conceitos eqüestres, respeitando, porém, as diferentes tradições da lida no campo.

A unificação das regras possibilitou a instituição do Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho em 1998. Atualmente, a disputa já conta com a participação de cinco países: Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

Em 2000 a modalidade chegou ao Brasil e México pelas mãos dos criadores do cavalo Lusitano.

A adesão destes dois países das Américas possibilitou a criação do Campeonato Mundial de Equitação de Trabalho em 2002, passando a ser realizado a cada dois anos.

Na disputa, cavaleiros, amazonas e animais se apresentam com equipamentos e trajes típicos de suas regiões, definidos pelo regulamento de cada país.

A Equitação de Trabalho ganhou uma associação internacional em janeiro de 2005, quando foi fundada em Roma, Itália, a WAWE - World Association for Working Equitation. O principal objetivo da entidade é manter constante intercâmbio entre os países que praticam a Equitação de Trabalho, desenvolver seu regulamento e divulgar mundialmente o esporte.

Por dentro da prova

A Equitação de Trabalho é composta por quatro etapas distintas, três delas disputas individuais – Ensino, Maneabilidade e Velocidade –, nas quais o cavaleiro monta sempre o mesmo cavalo. A quarta etapa - Condução da Vaca - é obrigatória apenas na disputa por equipe. Para efeito de classificação considera-se a soma dos pontos que o conjunto obteve em cada uma das etapas.

Prova de Ensino: É a primeira etapa a ser cumprida. Trata-se de uma prova de Adestramento, realizada sobre uma reprise formada por entre 15 e 17 exercícios que devem ser obrigatoriamente cumpridos. A não execução de qualquer movimento zera o competidor nesta prova. A finalidade da etapa é demonstrar as habilidades do cavalo na realização dos exercícios de ensino, atendendo imediatamente aos comandos do cavaleiro. As manobras refletem a condução necessária para o animal de lida executar as tarefas do dia-a-dia. Exercícios como troca de mão, mudança de direção, controle da velocidade e recuo, entre outros, são avaliados. Essa prova é executada em terreno liso, nua pista retangular com dimensões de 40x20m, delimitada por uma cerca com altura mínima de 30cm e máxima de 50cm.

Prova de Maneabilidade: Segunda etapa das disputas de Equitação do Trabalho, tem como objetivo pôr em evidência a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem, com tranqüilidade, precisão, estilo e regularidade alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Estes obstáculos, numerados e distribuídos na pista, devem ser transpostos apenas ao passo e ao galope, e a cada um deles, atribui-se uma nota, além das notas de conjunto. O cavalo deve estar calmo, flexível e relaxado, porém confiante e atento. O cavaleiro, por sua vez, deve requisitar cada exercício com total clareza e precisão.

Prova de Velocidade: Com pista similar à Prova de Maneabilidade, esta etapa objetiva evidenciar a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem, no menor tempo possível, alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Os obstáculos são numerados e podem ser transpostos ao passo, trote ou galope.

Prova da Vaca: Similar ao Team Penning, esta etapa é obrigatória apenas para a disputa em equipe. Realizada numa pista retangular, cercada e delimitada, a Prova da Vaca tem como objetivo a separação de uma cabeça de gado de um lote e sua condução a outro extremo da pista. Só o animal determinado é que pode ser conduzida por apenas um cavaleiro, ao outro lado da pista. Os outros três conjuntos exercem a função de auxiliares, não permitindo que a rês escolhida retorne ao lote ou saia do controle do condutor.

Categorias

Aberta a cavaleiros e amazonas acima de oito anos de idade, a Equitação de Trabalho divide-se em categorias distintas, em que podem participar cavalos e éguas, que tenham quatro anos de idade ou mais. Não podem participar éguas prenhes ou com potros ao pé. Conheça as regras que definem a participação dos conjuntos em cada uma das categorias:.

Mini-Mirim (Reprise Nível I): A categoria Mini-Mirim é aberta para cavaleiros de 8 a 11 anos de idade, montando cavalos que tenham ou não participado de competições oficiais de Equitação de Trabalho. Nesta categoria, fica liberado o uso de um mesmo animal por até dois cavaleiros distintos. O uso do capacete é obrigatório

Mirim (Reprise Nível II): A categoria Mirim é aberta para cavaleiros de 12 a 15 anos de idade, com cavalos que tenham ou não participado de competições oficiais de Equitação de Trabalho. É permitido o uso de um mesmo animal por até dois cavaleiros diferentes. Será obrigatório o uso de capacete.

Júnior ((Reprise Nível III): A categoria Júnior é aberta para cavaleiros entre 16 e 19 anos de idade, montando cavalos que tenham ou não participado de competições oficiais de Equitação de Trabalho.

Amador I e II: As categorias amadoras são abertas exclusivamente para atletas amadores. Cavaleiros ou profissionais remunerados por quaisquer atividades relacionadas aos cavalos, mesmo que proprietários de animais, não podem participar desta categoria. As categorias Amador I e II são divididas em dois níveis de dificuldade de reprises: níveis I e II. No nível I, só poderão competir os cavaleiros que tenham atingido um número máximo de 10 pontos no Ranking Brasileiro de Equitação de Trabalho. No Nível II, poderão competir cavaleiros que tenham 11 ou mais pontos no Ranking Brasileiro de Equitação de Trabalho. Em ambas as categorias poderão ser utilizados cavalos ranqueados ou não, ou seja, de qualquer nível de equitação.

Gincana: Será aberta a amadores, proprietários e simpatizantes das provas de Equitação de Trabalho desde que não profissionais e que não tenham nenhum ponto no Ranking Brasileiro de Equitação de Trabalho. A categoria Gincana será realizada como abertura da Liga de Velocidade, usando os mesmos obstáculos sorteados para a prova. Na ocorrência da não realização da Liga, fica a cargo da organização divulgar o horário da realização da categoria. O regulamento da categoria Gincana será o mesmo observado para a Liga de Velocidade sagrando-se campeão o conjunto que realizar o percurso em menor tempo. A Gincana é uma prova-show e, até por isso, não acumula pontos válidos no Ranking Brasileiro de Equitação de Trabalho.

Cavalos Iniciantes (Reprise Nível I): Aberta para cavalos que competem pela primeira vez na Equitação de Trabalho ou que somam no máximo quatro pontos no Ranking, com cavaleiros de qualquer nível de equitação, ranqueados ou não. Nesta categoria, independente da idade do cavalo, somente será permitido o uso de bridão.

Aspirantes (Reprise Nível I): Para cavaleiros a partir dos 12 anos de idade, que até o dia 1º de janeiro do presente ano, não tenham atingido um número máximo de quatro pontos no Ranking Brasileiro de Equitação de Trabalho, com cavalos de qualquer nível de equitação, ranqueados ou não.

Preliminar (Reprise Nível II): Para cavaleiros e cavalos que tenham atingido cinco ou mais pontos no Ranking Brasileiro de Equitação de Trabalho, não necessariamente formando um único conjunto. Quando ambos (cavalo e cavaleiro) tiverem obtido mais de 10 pontos no Ranking, não poderão participar desta categoria.

Elementar (antiga Intermediária) (Reprise Nível III): Para cavaleiros e cavalos que tenham atingido mais de 10 pontos no Ranking Brasileiro de Equitação de Trabalho. Não serão permitidos os conjuntos que tiverem disputado essa categoria por mais de duas temporadas, consecutivas ou não.

Forte (antiga Principal) (Reprise Nível IV): Aberta para quaisquer conjuntos, mas isso implicará na proibição da participação deste mesmo conjunto nas disputas de outras categorias em campeonatos futuros, caso o conjunto obtenha cinco ou mais pontos no Ranking. Nesta categoria, é obrigatório que o cavalo seja conduzido apenas com a mão esquerda.

Será permitida a participação do conjunto em categoria superior a que ele se enquadre, mas, o conjunto que assim o fizer, não mais poderá retroceder à categoria inferior em nível de dificuldade. Com relação à vestimenta, será obrigatório o uso das camisetas contendo os logos dos patrocínios, somente sendo permitida a exceção em caso de traje português.

A Equitação de Trabalho no Brasil

O cavalo Lusitano foi o introdutor da Equitação de Trabalho no Brasil no início da década de 2000.

Promovendo clínicas e cursos em parceria com criadores, além de contratar o mestre português Bento Castelhano, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) formou uma equipe que representou o País no I Campeonato Mundial de Equitação de Trabalho, realizado em outubro de 2002, na cidade de Beja, Portugal.

Competindo com equipes da Itália, França, Espanha, Portugal e México, o Brasil surpreendeu. Na disputa individual o título ficou para Fábio Rogério Lombardo montando Brilho do Rimo, animal de propriedade do Haras da Prata, enquanto a medalha de Bronze foi para Luciano Pereira Alves montando Navarro (AJR), cavalo Campeão Europeu da modalidade e propriedade, à época, da Top Agropecuária, de Tonico Pereira.

Na disputa por equipe o Brasil foi Vice-campeão, ficando atrás, apenas, de Portugal. A equipe foi formada pelos conjuntos Fábio Lombardo e Brilho do Rimo, Luciano Pereira Alves com Navarro (AJR), Leandro Aparecido da Silva com Nobel do Retiro - criação e propriedade de Eduardo Fischer, e Ananias Torres de Macedo com Principal do Retiro, criação de Eduardo Fischer e propriedade à época de Manuel Tavares de Almeida Filho.

Em outubro de 2011, o Brasil voltou a participar do Campeonato Mundial de Equitação de Trabalho depois de nove anos. Realizado em Lyon, na França, o evento contou com a participação de oito países. A equipe brasileira foi formada por Luís Carlos de Oliveira/Sobreiro da Cachoeirinha, conjunto do Haras Santo Ângelo, Fábio Rogério Lombardo Junior/Único HS e Fábio Rogério Lombardo/Brilho do Rimo, ambos do Haras da Prata, ficou em quarto lugar. Na disputa individual a melhor colocação do País foi o terceiro lugar do conjunto Fábio Lombardo/Brilho do Rimo.

Em 2013, foi instituída a Copa ABPSL de Equitação de Trabalho, com disputas por equipes e individual. Participam da competição seis equipes, representando um ou mais haras cada. Cada time é formado obrigatoriamente por quatro conjuntos (cavalo/cavaleiro), podendo ter um reserva, mas necessariamente com atletas de categorias diferentes: Sub-19, Amador, Aberta e Principal. Identificadas por cores, a equipe Azul Marinho representa as coudelarias Drosa e Boa Nova; a equipe Laranja o Haras Santo Ângelo; a equipe Vermelha entra em pista com os cavaleiros do CER e Haras Villa do Retiro; a equipe Amarela reúne os cavaleiros dos haras dos Sonhos e Castanheiro, e a equipe Verde, formada pelo time da Coudelaria Ilha Verde.